Doutor José Bento fala sobre dor, cólica e outros contratempos da menstruação

Na semana passada mostramos a participação do ginecologista José Bento, referência quando o assunto é saúde da mulher, no programa Bem Estar, da Rede Globo, falando sobre a dor das cólicas menstruais. O ginecologista é muito requisitado para falar sobre os sintomas da menstruação e da TPM, deu nesta semana uma longa entrevista ao programa Livros em Revista, exibido no canal Clic TV do portal UOL, que também mostramos aqui no blog.

Durante uma hora, o doutor José Bento conversou com o apresentador Ralf Peter sobre seu livro “TPM Sob Controle”. Com seu estilo didático, o ginecologista explica o que ocorre no corpo da mulher durante a menstruação, as flutuações hormonais e como aliviar o sofrimento mensal da TPM, dores e cólicas. Ele afirma que, para mulheres com vida sexual ativa, as pílulas anticoncepcionais de uso contínuo, que fazem com que a mulher não menstrue, são uma ótima alternativa.

Na entrevista, ele contou novidades do mercado de contraceptivos, que conheceu em um congresso realizado em Roma. E falou longamente sobre a TPM, que considera uma doença séria, tentando desmistifica a aura de deboche sobre este problema. Vale a pena ouvir a entrevista do doutor José Bento e conhecer as novas alternativas de se ver livre dos incômodos da menstruação.

Dr. José Bento dá entrevista no programa da Solange Frazão 

O ginecologista participou ainda do programa Em Forma com Solange Frazão, também exibido no Clic TV. Médico particular de Solange e de outras famosas, José Bento falou com a apresentadora e personal trainer sobre como os sintomas da menstruação afetam a boa forma da mulher, e disse que a atividade física é uma aliada para o bem estar das mulheres, aliviando incômodos como dores, cólicas e alterações de humor. Ele falou também sobre as alterações hormonais durante a menopausa, e disse que a queda na produção de hormônios também acontecem com os homens após os 50 anos, e respondeu a perguntas das internautas. Confira o vídeo:


 

80 ideias sobre “Doutor José Bento fala sobre dor, cólica e outros contratempos da menstruação

    • Dr. ze bento sinto uma dor no anus que não é sempre mas não deixa de doer,nao tenho sangramento e nem outro tipo de reaçoes é somente a dor mesmo,gostaria saber o que pode ser o motivo dessa dor.abç e aguardo resposta

  1. Quero saber o que fazer pois o 2º dia de minha menstruação o fluxo é exagerado, quase uma hemorragia, tenho 45a e sou laqueada a 13a.

  2. Olá Fabiana,

    A suspensão da menstruação através da contracepção contínua diminui as flutuações hormonais que pode promover melhora da TPM.
    Procure o seu ginecologista e fale para ele sobre o anticoncepcional de uso continuo, ele irá receitar o mais indicado para você.
    Atenciosamente.

  3. bom dia Doutor eu gostaria de saber se seria normal ter dor no bico do sei já faz mais ou menos 1 semana e meio q estou sentindo esta dor tá meio sensivel… antes de sentir isso coçava muito ao redor do bico do seio….. o que pode ser isso….

  4. eu quero saber se tem como engravidar ficando 6 meses sem tomar pilula e so tendo relaçao com camisinha e a menstruaçao vindo todo mes mais nao mesmo dia porque eu estou sentindo algo estranho mexer na minha vagina e o mes passado desceu pra mim do dia 15 ao dia 21 e depois tive relaçao dia 9 cm camisinha dia 11 tambem mas depois eu descobri que as duas tava com um furo mas no dia 11 eu tomei a pilula do seguinte em menos de 1 hora .eu tomava a pilula CICLO 21 EU TOMEI DESDE OS 5 MESES DA MINHA FILHA HOJE ELA TEM 2 ANOS 7 MESES EU PAREI NO MES DE MARÇO.

    • Gisele. Você está tomando decisões precipitadas e se auto-medicando. Isso não é bom! A pílula do dia seguinte é apenas emergencial, não pode ser utilizada sempre que quiser, pois traz graves efeitos colaterais. Recomendamos que procure um ginecologista, o único que poderá indicar o método mais adequado para o seu organismo. Bjs,

  5. ola gos to muito de escutar os comentarios do doutor jose bento ,mas agora estou muito preoculpada tenho 36 anos minha menstruaçao sempre quando menstruei a primeira vez foi muita dura 8 dias ,so que este mes de setembro menstruei no dia1ª e agora menstruei de novo no dia 19 no mesmo mes irei falar com o ginecologista mas antes gostaria de saber o porque ela esta vindo do mesmo jeito que vem no mes normal ,pois tenho muito sangramento aaaaaaaaguardo resposta.

    • Oi, Patrícia. O Viva Sem Menstruar é um site informativo. Para tirar dúvidas sobre problemas de saúde o melhor mesmo é conversar com seu ginecologista. Bjs,

  6. Gostaria de saber sinto muita dor do lado esquerdo da virilia,no ovario que chega a atingir minha perna,tanto faz eu esta mestruada ou nao,isso começou a acontecer depois que tive minha filha caçula,tem um ano e tres meses.

  7. Boa noite Dr José Bento, recentemente tive relaçoes sexuais.
    E é normal espirar uma agua quente da vagina por mt tempo, creio que foram 6 vezes.Qto mais miu parceiro me estimulava e penetrava, saia mais. Pensei que era urina e não era. Neste ano é a 2a vez. Só que desta vez foi com mais intensidade. Tenho 50 anos não estou na menopausa e a taxa dos meus hormonios estão 100 /. O Sr poderia ajudar-me???

    • Oi, Márcia. O Viva Sem Menstruar é um site informativo que, de vez em quando, consulta alguns médicos para elaborar seus posts. Nos parece que não haja nenhum problema contigo, mas o melhor mesmo é tirar a dúvida com um ginecologista de sua confiança. Bjs,

  8. Boa noite Dr.Jose Bento.bem estou com alguns problemas,estou sentindo mtas dores no pe da barriga,e principalmente do lado direito da barriga,estou com bastante corrimento amarelado.Estou com medo de ser mioma ou cisto.
    Minha filha tem 17 anos,ainda é virgem e tambem esta com corrimento e dores no pe da barriga e sente mtas colicas.
    Aguardo resposta mto obrigado.

    • Recomendamos que marque urgente uma consulta com um ginecologista de sua confiança, pois me parece que você e sua filha possam estar com alguma infecção urinária. Bjs,

    • A endometriose é uma doença que depende da ação hormonal e da ocorrência de menstruações repetitivas para se manifestar. Dessa forma, a supressão da função ovariana e da menstruação através da contracepção contínua desempenha um papel fundamental no tratamento e prevenção da doença.

  9. olá!
    eu gostaria de saber se é normal a mulher ficar tanto tempo sem menstruar?
    eu tive um bebe tem um ano e quatro meses e ainda não menstruei !
    isso é normal?
    do meu primeiro filho eu também fiquei um tempinho sem menstruar mais não foi tanto assim!
    ja estou preocupada!
    me ajude obrigado !!!!

  10. comecei tomar enteconcepicional durante 1mes depois minha mestruaçao comesou a vir ,parei depois fio embora e vai fazer quase dois meses e nao vem o que fazer..,

  11. dr jose bento kando menstruo fico acamada com muita colica e transpirando fui a uma ginecologista fiz exames deu mioma submucoso e ela disse ke nao precisaria me opera,mas e uma dor insurpotavel fico 3 a 4 dias com colica nao sei mas o ke fazer me ajude…….gostaria tanto de me consulta com o senhor como faço………nao trabalho mas meu sonho e conhece-lo e me consulta me ajude por favor…………moro em manaus -amazonas…………tel.092-91241073
    me ajude por favor ……..nao falo pra minha mae mas as vezes da vontade de fazer uma besteira de tanto ke e a dor……….ate me prejudica kando arnjo um trabalho xego ate falta……….me ajude pelo amor de deus……..abraços

    • Andreza. Seu relato nos comoveu. No entanto, o blog Viva Sem Menstruar é meramente informativo. Recomendamos que procure um médico de sua confiança para resolver seu problema. Bjs,

  12. Tenho um fluxo muito intenso e colicas fortissimas… Quero saber se o uso continuo da pilula ira me ajudar com esse problema… Tenho 26 anos e nunca tomei pilula

  13. doutor eu mesnstruei 3 vezes no mes sendo que a primeira vez, fiquei 4 dias menstruada depois teve o intervalo de uns 5 dias,e depois desceu 18 dias e agora depois de 6 dias fiquei mesntruada de novo..o que fazer?

  14. ola Dr. Bento a minha ult. mestru. foi em 12/12. fiz exame de sangue e foi const. q estou gravida. So q tive sangramento e a medica passou um ultra pois estou de poucas semanas n ulta n foi constatada nenguma grav. nem resto de aborto. q a possibilidade do exame de sangue dar errado ou a ultra.

  15. boa noite eu , eu fico muito ansiosa meu coracao dispara sempre 10 dias antes e fica assim ate a mestruacao ir embora
    ,fora as colicas e fico irritada muito nervosa mim ajude por favor ,ate para trabalhar eu nao consigo.

    • Olá, converse com seu ginecologista sobre contracepção contínua, esse método diminui a cólica, tpm, dor de cabeça. Ele poderá indicar qual o melhor para você e explique sobre esse problema no coração, para um diagnóstico mais detalhado.

  16. Dr. José Bento eu venho me tratando com uma ginecologista, de um mioma, mas eu tou preocupada porque no começo era só um mas agora no ultimo exame apareceram mais dois. Mas ela me disse que é normal por o meu mioma ser na parede do útero, mesmo assim eu tou preocupada. O que faço.

  17. ME DISERÃO QUE DEPOIS QUE A PESSOA NÃO MENSTRUA MAS O MIOMA VAI DESAPARECENDO. ISSO É VERDADE. EU TENHO 40 ANOS E NÃO ESTOU MAS MENSTRUANDO APESAR DE EU TER MEU ÚTERO.

  18. Ola, estou a 8 meses sem mesntruar, e sinceramente estou com medo de ir no medico e descobrir algo grave inclusive que não posso mais engravidar. Me ajuda o que pode estar acontecendo comigo?????

  19. doutor jose bento fiquei mestruada dia 07/01 e 07/02 ainda ñ desceu pra min, tive relaçoes 31/02 com camisinha e a camisinha furou, posso esta gravada?

  20. Dº José Bento ,tenho 37 anos estou sentindo dores no anus e na pélvis , sempre quando estou menstruando ,algumas vezes chega sangra quando eu tenho relação sexual.
    O que faço .

        • Oi, Cristiane. Infelizmente, não podemos avaliar seu caso, pois o Blog é meramente informativo. Recomendamos que sempre procure um médico para solucionar seus problemas de saúde. Bjs,

    • Recomendo que você procure um ginecologista indicado por alguém da sua família, ou seja, de confiança, que possa reavaliar a conduta. Sempre que buscamos uma solução médica é interessante ouvir uma segunda opinião, principalmente se o tratamento não foi eficaz. Bjs,

  21. olá doutor, sinto dores na relação durante muitos anos já fui em varios ginicologistas eles sempre me indicam o mesmo comprimido, aquele que vem um, ou dois na caixinha, mas não resolve. Sinto inchaço e dor continua na relação, isso tem cura.

  22. Bom dia! Tomo anticoncepcional, dando os intervalos para menstruar. Porém, nesse intervalo, transei sem camisinha. Com medo do risco da gravidez, tomei uma pílula do dia seguinte. Quais as chaces de engravidar?

    • Os “prós” são a melhora dos sintomas como TPM, cólicas, dor de cabeça, o bem estar e consequente melhora da qualidade de vida das mulheres, frente aos benefícios adicionais proporcionados pelo regime de contracepção contínua. Os “contras” estão relacionados aos eventuais efeitos adversos, que geralmente, são os mesmos observados em usuárias de pílulas no regime convencional com pausa. Destacamos como principal efeito adverso o sangramento irregular que é comum nos primeiros meses de uso do contraceptivo e tende a melhorar com a continuidade do tratamento.

    • Oi, tudo bem? Sua dúvida é bastante específica. Como o Viva Sem Menstruar tem caráter informativo, recomendamos que consulte o seu ginecologista. Bjs,

    • A menstruação fica suspensa por um período A mulher que dá o peito regularmente, tanto durante o dia quanto à noite, pode passar até um ano livre das cólicas, da TPM (tensão pré-menstrual) e dos absorventes. Isso, claro, depois do fim do sangramento normal pós-parto, que pode durar várias semanas. Converse com seu ginecologista sobre o assunto.

  23. dr depois de 7anos de casada sem tomar nada durante essetempo decide fazer um tratamentidar depois de tomar o anteconsepcional por 3meses eu engravidei mais perdi antes dos 3mases tinha vezes que eu esquecia e tomava 2comprimido de uma vez so ficava bebada apos o aboto ja tem 1ano quero engravidar mais nao consigo a medica me passou para tomar o dena ,para controlar a mestruaçao que e muito desaregulada se ficar sem tomar remedios ela nao vem. Por favor dr mim ajuda , eu tenho um sonho de ser mae e o maior sonho daminha vida,sonho ate a noite com esse dia poriço estou pedindo ajuda mim ajuda pela mor de Deus.

    • Oi, Josefa. Seu problema é bastante complexo. Dada a complexidade, o Viva Sem Menstruar indica que você consulte novamente um ginecologista e relate o problema. Tenho certeza que ele poderá te dar a melhor recomendação. Bjs,

  24. Tenho 2 duvidas, que nao sei se uma interfere na outra, entao:
    1) Quando estava na 3º para 4º semana de tratamento fiquei bastante enjoada e tive diarreia leve – nao me recordo quantas horas foram apos tomar o remedio. Nao tomei outro remedio no mesmo dia, pois nao tive orientaçao do medico caso ocorresse isso, e continuei tomando nos outros dias, ate dar a pausa e ficar menstruada.
    2)Na primeira semana da segunda cartela, fiz sexo sem camisinha com uso regular do remedio, porem 1 dia apos a relaçao, eu deveria tomar o remedio as 13 mas tomei as 17.
    Levando em conta esses dois casos, há risco de engravida? Posso tomar a pilula do dia seguinte – tendo em conta que a relaçao sem proteçao ocorreu a menos de 48 horas?
    respondam aqui e no meu email por favor, estou desesperada
    topg2012@live.com

    • Luana. Suas dúvidas são bastante específicas. Como a proposta do blog é meramente informativa, indico que você procure urgentemente um ginecologista, o único preparado para resolver de fato o seu problema. Bjs,

  25. URGENCIIIIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    Dr. eu tenho 18 anos e tive relação c meu namorado dia 14 desse mes,foi sem preservativo,mas ele gozou fora(eu vi),e pelos meus calculos era p minha mestruação vim dia 23 desse mes,só q ate agora nada. to c mt medo de estar gravida ou de estar c algum disturbio. qual o senhor acha mas provavel?? pelo amr de deus,mim ajud. pq isso esta mechendo c meu psicologico e o dele tbm. bj

  26. fiz laqueadura , há 1 ano e 6 meses e minha mestruacão esta vindo um mês e outro não, no mês que vou mestruar tenho bastante cólicas e meus peito ficam inchado , mas não mestruo,será normal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>