Queda de cabelo feminina pode ser um aviso de uma vida estressante e de hábitos inadequados. Mude enquanto é tempo!

Foto: Reprodução

Nada pior do que tomar aquele belo banho, lavar os cabelos e descobrir chumaços de cabelo no ralo do banheiro… Apesar de ser um problema menos frequente em mulheres, a queda de cabelo pode gerar consequências desagradáveis e até afetar a autoestima. Mas cuidado: se ela aparecer, a causa pode ser genética mas também pode ser um alerta de que você está passando por um estresse exagerado somado a hábitos de vida inadequados.

Pesquisando sobre as causas da queda de cabelo feminina esses dias, descobri uma pesquisa recente que mostra que estresse, tabagismo e consumo excessivo de álcool são os três fatores mais associados à calvície feminina, exatamente nesta ordem.

Um estudo feito com 84 gêmeas idênticas – o que deixa de fora a contribuição genética para as falhas no couro cabeludo – comprovou que entre as divorciadas e viúvas o problema capilar é 16 vezes maior do que entre as casadas.

Muito mais do que o estado civil é o estresse típico destas duas situações que explica a maior vulnerabilidade. A neurologia já nos mostrou que as situações estressantes alteram nossas células. O corpo todo sofre e os pelos também, já que ficam mais fracos e caem mais nestes períodos.

Outro ponto é que o estresse, quase sempre, vem acompanhado de má alimentação. Ou a pessoa passa a não comer ou prioriza os alimentos gordurosos. Este padrão alimentar errado também influencia no couro cabeludo, favorecendo a queda acentuada.

O tabagismo e o consumo de álcool em exagero influem na queda capilar das mulheres também por alterarem o padrão celular humano. No estudo, as fumantes apresentaram falhas na região frontal da cabeça seis vezes superior do que as que não fumavam. A ingestão de quatro ou mais doses de álcool nas ocasiões em que decidem beber também resultou em mais problemas capilares.

Como foi a análise - A pesquisa foi apresentada em reunião da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica e realizada por médicos da Universidade de Cleveland, em Ohio (EUA). Para chegar às conclusões, eles selecionaram as gêmeas – com idade média de 53 anos – e analisaram a saliva das participantes, em busca de marcadores genéticos da calvície e níveis de testosterona (a falta deste hormônio predispõe à queda de cabelo). Além disso, por meio de programas de computador, eles avaliaram o couro cabeludo das mulheres, medindo as falhas capilares.

Segundo os especialistas, a queda de cabelo pode ser passageira, em especial quando os influenciadores são os hábitos de risco apontados na pesquisa. O problema é que o mapeamento feito pelo Ministério da Saúde mostra que a população feminina está muito próxima destes três vilões da saúde capilar.

A taxa de tabagistas entre 45 e 54 anos – fase em que a composição hormonal já muda e favorece a queda dos fios – é de 16%, a maior entre o público feminino. Na mesma idade, uma em dez é considerada bebedora de risco. Além disso, mais da metade, 54%, são estressadas como evidenciou pesquisa do Hospital do Coração (HCor).

Ao perceber a queda excessiva de cabelo, avalie como está a sua vida: está passando por situações muito estressantes? Com está sua alimentação: come muitos alimentos gordurosos e pouca verdura, legumes, frutas e fibras? É fumante e bebe mais do que socialmente? Reavalie e mude seus hábitos para ter o cabelo sempre saudável. E se não conseguir sozinha, procure a ajuda de um profissional especializado.

37 ideias sobre “Queda de cabelo feminina pode ser um aviso de uma vida estressante e de hábitos inadequados. Mude enquanto é tempo!

  1. tenho queda de cabelo bem na região frontal da cabeça,tomo antidepressivo(sertralina) não fumo e nem bebo, mas sou uma pessoa muito nervosa pode ser isso? estou preocupada,tenho que tingir os cabelos sempre de quinze em quinze.gostaria que me orientasse..obrigado.

  2. tenho queda de cabelo , e ja estou com uma falha muito grande no lado esquerdo da cabeça n fumo n bebo; mais estou muito estressada pode ser isso ou mais outras coisa …

  3. TENHO HIPTIROIDISMO. FAÇO TRATAMENTO . SÓ QUE AGORA ESTOU COM UMA GRANDE QUEDA DE CABELO. ESTÁ FRAÇO E QUEBRADIÇO.
    GOSTARIA DE SABER .
    COMO CONTROLAR ESTA QUEDA?
    COMO FORTALECER OS FIOS ?
    ESTE PROBLERMA PODE SER FALTA DE VITAMINA?
    SE FOR POSSIVEL GOSTARIA QUE ME ORIENTASSE , AGRADEÇO ATENÇÃO. SONIA.

    • Oi, Sônia. Tudo bem?

      O Viva Sem Menstruar é um site informativo. Para qualquer dúvida sobre problemas de saúde ou indicação de medicamentos, recomendamos que agende uma consulta com um médico de sua confiança. Bjs,

  4. ha dois ano venho tratando de gueda de cabelo tenho muitos cabelos brancos tenho gue estar retocando de 15 em 15 dias tiver enfarto a un ano atras de la para car tenho gueda costante meu cabelo cai muito fico nervosa gue conselho voce me daria sou portadora de epatite cme acomselhe estou ficando com vasios sem cabelo

  5. Tnho 18 anos , nao fumo ,nao bebo.. meu cabelo esta caindo exageradamente o q me preocupa ,pois tenho anemia, isso passou acontecer a +ou- um mes de uma forma q nao parece normal …o que pode ser??

    • Fabíola. O Viva Sem Menstruar é um site informativo. Para dúvidas sobre problemas de saúde, indicamos que procure um médico de sua confiança. Bjs,

    • Se você tem anemia, pode ser falta de ferro ou vitamina b12, procure um dermatologista para ir mais afundo e um nutricionista para sua alimentação e anemia!

  6. sempre tive queda de cabelo, mas de uns 40 dias paraca ,a queda aumentou muito, ja usei varios produtos anti quedas, mas não vejo resultado, não fumo, bebo de vez em quando, não como alimentos gordurosos, não ha problemas de ca,vice na familia e não sei mais o que fazer, gostaria de ter uma orientação, se puderem me ajudar, agradeço.

  7. Meus cabelos se encontram caindo ja faz um bom tempo não bebo, não fumo,não abuso de alimentos gordurosos e não tenho costume de viver tingindo…já não sei mais o que fazer, gosto de prende-lo fazendo um rabo de cavalo bem apertado no alto da cabeça será isso a causa?, to com medo de ser algo pior, o que devo fazer. ou o que devo usar me ajude por favor

  8. gostaria de saber o que eu faço para recuperar a força dos meus cabelos ultimamente meu cabelo esta caindo muito sou muito nervosa não fumo e não bebo me ajude estou desesperada por favor
    obrigado desde já.

    • Maria. Indicamos que procure um dermatologista, o profissional indicado para o correto diagnóstico e tratamento da sua queda de cabelo. Bjs,

  9. estou tomando um produto para controle de peso herbalife e estou desempregada,e alguns estress meu cabelo esta caindo bastante pode se isso. e muita preocupaçao. tenho 29 anos e sou casada nao tenho filhos. por favor me mande uma resposta grata. livia

  10. Tenho 32 anos, sempre tive muito cabelo, e estou passando por uma fase de queda exagerada, acreditava que a queda era devido a gravides e consequentemente a amamentação. Meu filho já vai fazer 3 anos, mais minha situação piorou, e cada dia eu percebo o quanto o meu cabelo diminui,gostaria muito de uma orientação,pra estacionar este problema antes que seja tarde.

  11. olá,mim chamo silvia e estou com uma queda de cabelo que esta mim deixando muito preocupada,pois já gastei muito com produtos anti queda e não vejo rsp pois gostaria de uma orientação,por favor ajude- me…

  12. tenho muita queda de cabelo nao so no banho mas em qualquer situaçao
    se esta prezo ,solto,ja é curto para nao passar por vergonha pois ele esta caído
    bastante,tomo remedio para dormi (rivotril),e tenho que pintar os cabelos por que si nao fica todo branco,pois minha familia materna todos sao assim,que devo fazer mim ajudemmmm.obg….

  13. estou depressiva ja nao tenho cabelo frontal uso uma peruca p favor me ajude nao bebo n fumo sou muito estressada choro muito me sinto um et me acabo quando vejo q sou a unica mulher a nao ter cabelo sou muito vaidosa nao me aceito assim me pergunto todos os dias pq deus me castiga estou em terrada em uma tristeza so um milagre !!!!! so me sinto bem perto de desconhecido e se meolha com desconfiança tipo nota q o meu cabelo e falso me arrasa o pior e em aproximasao intima ao esplica sempre choro!!!! e muito constrangedor me perdoa deus pelos os meus lamentos

  14. tenho 25anos e meus cabelos estao cada vez mais ralos na parte da frente aparece o couro cabeludo ja bem ralo o que fazer qual especialista procura(clinico geral ou outro)nao bebo nem fumo.

  15. Eu tenho 21 anos, tenho uma filha de 4 meses e ainda estou amamentando.
    A 2 meses eu fiz um relaxamento capilar, e desde então venho notando uma queda enorme de cabelo, estou pior que um gato, tenho cabelo espalhado em toda parte da casa. tem cabelo dentro da geladeira até na boca do meu marido, não aquento mais isso.
    Hoje foi eu e meu marido tomar um banho matinal juntos, e vi…..
    Uma entrada em cada lado da minha cabeça próximo a testa, igual a um homem no inicio da cal-vice.
    O que é isso ? O que eu faço ? E por que isso esta acontecendo comigo ?
    Obs; eu não trabalho sou domestica.

    • olha amiga, eu quando engravidei tb tive queda de cabelo, acho q isso é normal, por causa dos hormônios…quando vc deixar d amamentar isso passa.mais a tendência é indo cair menos…

  16. Eu tb sofro com queda de cabelo. Sabe o que percebi lendo vários relatos de mulheres que sofrem com isso? Que quase 100% delas fizeram uso de algum antidepressivo ou anticoncepcional. Não tenho dúvidas de que esses remédios considerados “aceitáveis” pelas pessoas possam causar calvice a longo prazo! Espero que vocês possam conscientizar outras pessoas qto aos efeitos colaterarais DISFARÇADOS nas bulas desses medicamentos. Em algumas bulas vem escrito como efeito colateral “queda de cabelo” MAS NÃO É BEM ESSA A VERDADE. ESSES MEDICAMENTOS CAUSAM CALVICE!!!! É “ad eternum” e nao uma simples queda de cabelo! Àquelas que sofrem com a situação, procurem um TRICOLOGISTA (Dermatologista especialista em queda de cabelo). Pq sofri muito até achar um profissional que dominasse o assunto. Fé e Paz a vcs!

    • Júlia. Muito bacana a sua dica. E sua recomendação foi perfeita: em caso de queda de cabelo o melhor é procurar um dermatologista especializado em queda de cabelo. Bjs,

      • Sempre caiu meu cabelo, eu achava q tava partindo devido ao uso d chapinha, secador e tal… ai eu deixei d pintar, estou dando um tempo p ele, mais estou percebendo q ele ta caindo da raìz…pq a parte q não pinto está escura…estou muito estressada por causa da reforma da minha casa, agora dobrou por q estou vendo ele cair!!!!!!!!!! ai estou ficando apavorada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. tenho 21 anos e ando tendo dores de cabeça e com queda de cabelo q vem se agravando a cada mes e ja esta dando pra ver o couro cabeludo ,estou desesperada pois tenho cabelos grandes e eles estao afinando .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>