Tomar a pílula anticoncepcional requer disciplina para evitar problemas indesejados

A pílula anticoncepcional é um poderoso medicamento que revolucionou a vida da mulher na nossa sociedade. Ela possibilitou que a decisão por engravidar fosse prerrogativa feminina, além de um melhor controle sobre o seu corpo. Atualmente, como a chamada contracepção contínua, a mulher pode ainda optar por deixar de menstruar, deixando de lado os incômodos sintomas da TPM. Grande avanço. No entanto, como qualquer medicamento, a pílula de uso oral requer disciplina para que provoque o efeito desejado. Ou melhor, para que não surjam problemas como uma gravidez indesejada.

Foi o que aconteceu com uma mulher em São Paulo, que virou notícia nos veículos de comunicação como o UOL Notícias, por exemplo, por ter o pedido de indenização negado por ter engravidado tomando pílula anticoncepcional. Inicialmente, a mulher alegava que fora vítima da “pílula de farinha”. Entretanto, após análise médica, ficou comprovado o uso inadequado do remédio. Grande dor de cabeça ela arrumou!

Para evitar problemas como esse, como uma gravidez indesejada, é bom saber como tomar corretamente a pílula. Eis algumas dicas que podem te ajudar. Antes de mais nada, deixo registrado: se você usa a pílula anticoncepcional e não tem um parceiro fixo, use também o preservativo feminino ou masculino para se proteger da aids e outras DSTs.

Sem esquecimento - A pílula deve ser tomada diariamente, sem esquecimentos, preferencialmente sempre no mesmo horário. A primeira cápsula deve ser tomada no primeiro dia de sangramento menstrual. Algumas cartelas vêm com 21 e outras com 24 comprimidos, mas sempre se deve seguir o ciclo de 28 dias.

A exceção fica para o método de contracepção contínua, em que você não para de usar a pílula nunca. Se você tem dúvidas sobre esse método, fale com seu ginecologista!

Quando começar - Apesar de o uso da pílula anticoncepcional poder ser iniciado a qualquer momento, o mais recomendado é que se comece no primeiro dia do ciclo menstrual.

Início do efeito da pílula - Se você começar a tomar no primeiro dia do ciclo menstrual, e tomar corretamente de acordo com o indicado pelo médico, já estará protegida. Se começou no meio do ciclo, é necessário esperar o próximo ciclo para total proteção.

Horário correto para tomar - As pílulas anticoncepcionais devem ser tomadas no mesmo horário, pois o tempo de ação de cada pílula é de aproximadamente 24 horas. Tomar em horários irregulares não necessariamente tira o seu efeito, mas pode levar a um fenômeno comum conhecido como spotting ou sangramento de escape, e até mesmo irregularidades menstruais.

E se esquecer, o que fazer? - O ideal é que se tome a pílula em até 12 horas após o horário de costume. Se o esquecimento for no começo ou no final do ciclo, há risco de gravidez e o ideal é usar outros métodos contraceptivos. Se o esquecimento for de duas ou mais pílulas, o indicado é iniciar uma nova cartela.

Menstruação não limpa o organismo – Não se recomenda parada do uso do contraceptivo, exceto se houver desejo reprodutivo. Dar um descanso para o organismo é um conceito antigo! A menstruação é o resultado do funcionamento normal do organismo, mas existe muita confusão quando se trata da suspensão da menstruação por uso de contraceptivos. Neste caso, não ocorre acúmulo de sangue que, portanto, não precisa ser eliminado.

Cuidado com o que você toma junto - Alguns antibióticos, anticonvulsivantes, retrovirais, antidepressivos e até mesmo inocentes fitoterápicos, como a erva de São João, podem interferir na eficácia da pílula. Por isso é indispensável consultar um médico antes de utilizar qualquer medicamento.

53 ideias sobre “Tomar a pílula anticoncepcional requer disciplina para evitar problemas indesejados

  1. Ne3o carlinha fique trqnluiaa. Desde que vocea tome todo dia, vocea pode ficar ate9 treas dias sem tomar se vocea vier tomando todo dia certinho, e9 verdade que tem riscos porque nem toda mulher team o mesmo organismo. Boa Sorte e ame muito. Was this answer helpful?

  2. Gostaria de ter uma pequena explicação .

    Eu vou fazer o uso do anticoncepcional, ma minha mestruação só vem da 17 de cada mês eu quero tomar antes ou seja no dia 1º quero saber se corro risco de gravidez indesejada ou ñ? urgente!!

    • O correto é tomar no primeiro dia do ciclo e tomar corretamente de acordo com o indicado pelo médico, assim já estará protegida. Se começou no meio do ciclo, é necessário esperar o próximo ciclo para total proteção.

    • É importante tentar tomar sempre no mesmo horário, mas até 12 horas não tem muito problema. Converse sempre com seu ginecologista e lembre-se que a pílula não previne as doenças sexualmente transmissíveis, é importante usar sempre outro preservativo, como a camisinha.

  3. Olá no sabado anterior teria q começar a tomar a pirula denovo e esqueci, e tive relação sem preservativo, no domingo tomei a pirula do dia seguinte e esperei ate sabado pra começar a tomar a pirula denovo e qdo tomei veio um sangramento tipo mestruação… alguem sabe o que é? se é normal?

  4. Oieee quero saber se posso tmara cartela do anticoncepcional do primeiro mes de 20 comprimidos.
    Porque o 1 comprimido tomei errado aii parei. Ai começei a toma certinho quando minha mestruação desceu será q tem algum problema??

  5. Ola,
    Vou para uma viagem em casa de praia e nao queria menstruar, para tal pensei em começar a tomar anticoncepcional mesmo minha menstruaçao nao tendo vindo ainda (ou seja, antes do primeiro dia do ciclo) isso seria prejudicial?
    Obrigada

    • O melhor a fazer é conversar com o seu ginecologista, ele indicará o que é melhor. Com o método de contracepção contínua você fica sem menstruar. Visite nosso site para saber mais: wwww.vivasemmenstruar..com.br

  6. nunca tomei anticoncepcional ..ew quero tomar… mais minha mestuaçao ainda vai demora xegar posso tomar antes dela xagar ou nao ? e se eu faser sexo de camisinha e uzar depois anticepcional nao corro o risco de fica gravida ??

    • Olá. O correto é começar tomar no primeiro dia da menstruação. Mas lembre-se que o anticoncepcional não previne as DST’s, então use sempre camisinha. Converse com o seu ginecologista sobre o assunto, ele irá indicar o melhor anticoncepcional para você.

  7. Estou tomando o anticoncepcional tess, com uso continuo por mais de 4 meses e estou tendo uns escapes mas agora o sangramento esta mais intenso o que devo fazer? Ainda faltam 14 comprimidos para terminar a cartela, devo parar e fazer uma pausa de 7 dias?

    • No regime de contracepção contínua não ocorre o sangramento mensal, uma vez que não há interrupção periódica do contraceptivo conforme ocorre com o uso de pílulas no regime tradicional com pausa. Entretanto, como em qualquer regime hormonal, pode ocorrer a presença de sangramento irregular. Mas o correto é conversar com seu ginecologista e falar do problema, ele poderá indicar o melhor a ser feito.

  8. Comecei a usar anticoncepcional no final do Ciclo , sendo que no primeiro dia tive relação sexual, e parei de tomar por uns 4 dias, teve um pequeno sangramento e voltei a tomar os comprimidos, será que há risco de gravidez?.

  9. Usei durante quase quatro anos o anticoncepcional Nordete, e já tinha iniciado uma cartela tomando nove comprimidos e parei no meio da cartela, quatro dias antes do meu período fértil, e tive o sangramento de escape, fui a ginecologista ela pediu para aguardar quinze dias de atraso, mas esqueci de perguntar se era da ultima menstruação, ou a partir do sangramento de escape para fazer o exame de gravidez. Visto que parei próximo ao período fértil tenho a possibilidade de estar grávida.

  10. Eu tomo o anticoncepcional yaz,só que na primeira cartela eu as vezes tomava em horários diferentes e tive uma virose no meio .nessa próxima cartela,depois de pausa dos 4 dias,se eu tomar corretamente estarei protegida?

    obrigaada

    • Olá, se você tomar corretamente, manter a disciplina estará protegida sim. Mas lembre-se sempre de conversar com seu ginecologista e que o anticoncepcional não previne doenças sexualmente transmissíveis.

  11. Ontem minha calsinha melou pensei que fosse a menstruação ai tomei o anticoncepcional, só que depois disso não tive mais sagramamento, o que faço devo parar de tomar e esperar a menstruação descer? ou devo continuar mesmo sem está menstruando?

  12. Quero saber o seguinte.
    Sempre tomei meu anticoncepcional regular, e quanto a isso minha mestruacao também é regular. Contudo, deixei de tomar a pílula a uns três meses e retomei no primeiro dia de menstruada como já sabia.
    O curioso é que agora vem uma borrinha marronzinha como se eu tivesse no fim de uma mestruacao normal. Não se se isso é normal. Talvez meu organismo tenha sentido falta e agora que voltei a tomar de novo ele esta tentando regular… Não se é isso. Mais adoraria ter uma luz.

    • Olá. Se você toma anticoncepcional em regime contínuo, o normal é que a menstruação pare. Já se você toma anticoncepcional em regime com pausa, o normal é uma menstruação regular. No entanto converse com seu ginecologista sobre o assunto, para um diagnóstico mais detalhado. Se quiser saber mais sobre não menstruar, acesse nosso site http://vivasemmenstruar.com.br/

    • O correto é iniciar no primeiro dia do ciclo para garantir a eficácia do remédio desde o primeiro dia que começa a tomá-lo. Converse com seu ginecologista sobre o assunto e mantenha a disciplina ao tomar o anticoncepcional.

    • Olá. O melhor método anticoncepcional só o seu ginecologista pode dizer. Converse com ele sobre o assunto, para assim decidir o mais adequado para você.

  13. Olá, tomo o anticoncepcional que não menstruo, com orientação médica, perguntei pra o Dr. se tinha algum problema, pois tinha cólicas muito fortes, ele me disse que não existe nenhum risco para minha saúde, e quando falo para minhas amigas, elas falam que faz mal….
    Tomo a três anos, e não senti mudança nenhuma em mim…..posso dizer que estou me sentindo muito bem….
    Posso continuar tomando???

    • Se toma todos os dias, não corre riscos. Procure tomar sempre antes de uma atividade diária, do tipo no horário do jantar. Assim fica mais fácil de não se esquecer.

      Bjs,

  14. Já tomo anticoncepcional a um tempo,mas parei uns dias
    eu gostaria de saber se pra começar a tomar de novo eu preciso tomar logo apos a menstruação ou pode ser quáquer dia?

  15. Olá, gostaria de tirar umas dúvidas.
    Toda vez que inicio o uso do anticoncepcional, tenho o escape – fico mestruando durante a primeira cartela inteira, e depoisdesse tempo o sangramento normaliza, volta a vir só quando dou a pausa da cartela. Gostaria de saber se tem alguma forma de impedir que esse escape aconteça. Obrigada.

  16. comecei a tomar a primeira cartela no final da menstruação, ai fui tomando ate que quando faltava 3 comprimidos eu menstruei. devo para de tomar o remedio e esperar 7 dias, ou tomar o restante das pilulas e esperar 7 dias pra nova cartela?

  17. Qual é o melhor método para atrasar a menstruação, visto que não faço uso de anticoncepcional algum?
    Me indicaram o Micronor (0,35Mg) para ser tomado dias antes da menstruação…mas não tenho certeza se devo tomar 1 ou 2 vezes ao dia.
    Abraço!

  18. Ola… Parei de tomar o remedio por tresmeses e voltei agora.. Porem esqueci de tomar no mesmo horario por pelo menos 2 dias e veio pra mim… Devo interromper o uso e esperar descer e comecar de novo ou terminar esta cartela e fazer o ciclo normal?

  19. Tomo Siblima a 4 meses sempre no mesmo horário, porém, esta semana esqueci de tomar o 13º comprimido, só lembrei no dia seguinte no horário da tomada do 14º, assim, tomei os dois ao mesmo tempo. Como meu namorado está viajando, não terei relações nos próximos 12 dias após a esquecida da pilula, ou seja, exatamente quando ele voltar terei terminado a cartela. Nesse tempo meu organismo já terá voltado a estar protegido ou será necessário o uso do preservativo?

  20. Ola, boa noite…
    Tenho uma duvida, minha namorada toma as pilulas a 2 anos, sexta feira ela entrou no período de menstruação, ficou sex, sab, dom, seg, ter, qua, qui, sex sem tomar, só foi tomar no sabado, domingo tivemos relações sexuais, corre o risco de ela engravidar? Obrigado

  21. ola meu ciclo este mês não venho direito, dei a a pausa de 7 dias e ai 6 dia venho só um pouquinho de nada, e só vi porque fui no banheiro e no papel vi um pouco de sangue mais iniciei dinovo no 7 dia, eu tomo ciclo 21 a 5 anos meio quero saber se é normal obrigada !!!

  22. oi eu atrasei minha pilula em 3 dias e depois tomei, e dois dias depois tive relaçao com meu namorado e sem camisinha, só que ele não gozou fiquei com medo e parei o ato, bom mas mesmo ele não gozando eu fiquei muuuito tensa e com medo mas não tomei a pilula do dia d ai dois dias depois eu tomei 12 anticoncepcionais de uma vez, e ja tem 5 dias, tomei chá de canela e tive sinais de que viria menstruação mais ainda na! aii desespero sei que fui irresponsável, mas caso não tenha engravidado quanto tempo levara maais ou menos pr descer??

  23. Então, eu tomo todo dia certinho, as 6hrs da manhã… Mas segunda feira, eu estava com tanto sono que ao invés de tomar a pílula de segunda-feira da 2ª fileira, eu tomei a pílula de segunda-feira sendo que dá 3ª fileira da cartela. Gostaria de saber se há algum problema, ou se todas as pílulas tem a mesma dosagem e isso dos dias ser só pra controlar mesmo… Obrigada (:

  24. Olá
    Gostaria de sabe se tem algum problema tomar anticoncepcional antes da menstruação descer, venho tomando já faz 1 mês certinho só que não deu pra comprar esse mês no dia certo comprei agora que já faz 2 semanas que minha menstruação desceu tem algum problema no que vou fazer começar a tomar dps de 2 semanas?
    URGENTE

  25. olá!

    Gostaria de começar a tomar a pílula antes do 1º dia da menstruação.
    Já fiz uso da mesma há algum tempo atrás…

    A dúvida seria… o único risco que eu corro é não fazer o uso de preservativo e engravidar ou o fato de tomar antes, atrapalha em alguma outra questão?!

    Desde já, obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>