Canal | Viva sem Menstruar

Vídeo Nosso Canal de Vídeos


Compartilhe esta página

temp5

Pergunte ao Ginecologista

Obrigado por seu interesse. Nosso ginecologista respondeu às dúvidas mais comuns sobre a contracepção contínua. Para acessar, bastar clicar aqui.

Lembramos que esse canal não substitui a consulta com seu ginecologista. Serve apenas como uma orientação sobre viver sem menstruar. Se seu assunto for outro, marque uma consulta o mais rápido possível.

Se quiser saber mais sobre contracepção contínua curta a fan page.

Se sua dúvida não está respondida, envie clicando aqui.

 

 


PERGUNTA

O SANGRAMENTO É UM SINAL DE QUE A PÍLULA NÃO ESTÁ FUNCIONANDO ADEQUADAMENTE?

RESPOSTA

O sangramento não significa redução da eficácia da pílula. Portanto, no caso de sangramento continue o tratamento normalmente para assegurar a eficácia do método.


PERGUNTA

O QUE DEVO FAZER SE TIVER SANGRAMENTO DURANTE O USO DA PÍLULA CONTÍNUA?

RESPOSTA

Em geral, o sangramento irregular é auto-limitado, ou seja, tende a desaparecer espontäneamente. Portanto, continue o tratamento normalmente. Caso o sangramento persista, se torne intenso ou inconveniente, consulte o seu médico para orientá-la como proceder.


PERGUNTA

MESMO TOMANDO A PÍLULA CONTÍNUA EU POSSO MENSTRUAR?

RESPOSTA

No regime de contracepção contínua não ocorre o sangramento mensal, uma vez que não há interrupção periódica do contraceptivo conforme ocorre com o uso de pílulas no regime tradicional com pausa. Entretanto, como em qualquer regime hormonal, pode ocorrer a presença de sangramento irregular.


PERGUNTA

QUAIS SÃO OS EFEITOS COLATERAIS DA PÍLULA CONTÍNUA?

RESPOSTA

Os efeitos colaterais relacionados ao regime de contracepção contínua são similares aos observados nas usuárias de pílulas com pausa. O sangramento irregular é o efeito colateral mais comum. Este efeito é observado, principalmente, nos primeiros meses de uso do regime contínuo e tende a melhorar com a continuidade do tratamento.


PERGUNTA

A PÍLULA EM REGIME CONTÍNUO AFETARÁ MINHA LIBIDO?

RESPOSTA

Os estudos que avaliaram os efeitos das pílulas, em geral, sobre a sexualidade ainda são controversos. Entretanto, as atuais evidências indicam que as pílulas modernas usadas tanto no regime cíclico, quanto no regime estendido não interferem negativamente na sexualidade feminina. As mulheres usuárias de um método contraceptivo seguro e eficaz como a pílula anticoncepcional sentem-se protegidas de uma gravidez não planejada e desempenham a sua sexualidade com plenitude e satisfação.


PERGUNTA

QUANTO TEMPO LEVA PARA VOLTAR A MENSTRUAÇÃO APÓS A SUSPENSÃO DA CONTRACEPÇÃO CONTÍNUA?

RESPOSTA

O retorno às menstruações é rapidamente restabelecido após a suspensão do tratamento contraceptivo em regime contínuo. Não existem evidências de que o restabelecimento da função ovariana e, portanto, da menstruação seja prejudicado com o uso contínuo da pílula.


PERGUNTA

TEREI DIFICULDADE PARA ENGRAVIDAR QUANDO PARAR A PÍLULA CONTÍNUA?

RESPOSTA

O uso de pílulas em regime contínuo não prejudica a fertilidade. Estudos que compararam o retorno à fertilidade em mulheres que utilizaram pílulas em regime contínuo e regime com pausa demonstraram que a taxa de gravidez após a suspensão do tratamento é semelhante nos dois regimes.


PERGUNTA

POSSO USAR QUALQUER PÍLULA NO REGIME CONTÍNUO?

RESPOSTA

Devido às características de cada formulação, apenas os contraceptivos orais combinados monofásicos de baixa dose hormonal poderiam ser usados no regime contínuo. Entretanto, por razões de segurança, aconselha-se que apenas os contraceptivos avaliados e aprovados para o uso no regime contínuo sejam usados.


PERGUNTA

CORRO O RISCO DE ENGRAVIDAR SE ESQUECER DE TOMAR A PÍLULA CONTÍNUA?

RESPOSTA

A eficácia de qualquer método anticoncepcional está diretamente relacionada ao seu uso correto. O esquecimento da tomada de pílulas pode comprometer a eficácia contraceptiva. Entretanto, no caso de pílulas usadas no regime contínuo, o risco de falha contraceptiva diante do esquecimento pode ser menor quando comparado ao uso convencional, uma vez que no regime contínuo não é feita a pausa periódica, que sabidamente implica em menor bloqueio da função ovariana.


PERGUNTA

A PARTIR DE QUANDO A PÍLULA CONTÍNUA COMEÇA A FAZER EFEITO?

RESPOSTA

O efeito pílula contínua é válido a partir do primeiro dia do tratamento desde que o comprimido tenha sido iniciado no primeiro dia do ciclo (1º dia do sangramento menstrual) conforme orientado na bula do medicamento.


Blog | Viva sem Menstruar

Climatério ocorre para todas as mulheres, que menstruam ou não

Climatério é menopausa. Entenda a diferença entre essas duas fases e como o organismo feminino funciona em cada uma delas.



Chás são ótimos aliados no combate ao aumento de peso

Tomar chá é um hábito bastante saudável. Além de aumentar a ingestão de líquidos, dependendo da folha utilizada na infusão, a bebida pode oferecer nutrientes que são auxiliares para se obter um corpo saudável.



Mitos e verdades sobre celulite

Todas as mulheres têm ou terão celulite em algum momento da sua vida. Esse é a frase que abre o primeiro capítulo do livro “Anticelulite” (Ed. do Autor)da dermatologista Doris Hexsel, que estuda os “furinhos” indesejados há mais de 15 anos.